fortalecimento local

Fortalecimento das instituições locais

Desde sua chegada a São Miguel Paulista, a Fundação Tide Setubal acredita nas parcerias como forma de construir, fortalecer e ampliar oportunidades para o território. Contribuir para o desenvolvimento local não é um caminho que se possa percorrer sozinho, e o “fazer com” deve ser norteado pela escuta colaborativa e intersetorial em um modelo fortalecido pela troca e pelo aprendizado conjunto, alinhado aos desejos da comunidade. Em 2013, diferentes núcleos da Fundação Tide Setubal atuaram junto a dois públicos estratégicos: as escolas públicas e as organizações não governamentais.

Nas nove escolas com as quais firmou parceria, metodologias e experiências dos núcleos da Fundação com comunicação, juventude, família e território nortearam a atuação. A escuta de demandas e o diálogo orientaram o trabalho na implantação do plano pedagógico em atividades com os alunos ou na Jornada Especial Integral de Formação (JEIF) na reflexão de temas que colaboram para a educação integral.

O CEU Três Pontes se uniu a três núcleos da Fundação na estruturação de projetos voltados à qualidade de vida para diferentes anos do ensino fundamental. Estiveram em pauta, também, o fortalecimento da relação educador/educando com o Núcleo Mundo Jovem e a aproximação escola/família com o Programa Ação Família, linha de atuação presente também na parceria com a EMEF Armando Cridey Righetti.

Na EMEF Almirante Pedro de Frontin e na EE Pedro Moreira Matos, o Núcleo Qualidade de Vida desenvolveu diferentes ações por meio de encontros que aconteceram tanto em momentos de reflexão no grupo de educadores quanto nas atividades diretas com os alunos, ambos pautados pela possibilidade de agregar novos conhecimentos, somar experiências, transformar hábitos e costumes para construir novas práticas no aprender e ensinar.

Cinco escolas criaram propostas com o Núcleo de Comunicação Comunitária (NCC) São Miguel no Ar: EMEF Pedro Leite de Cordeiro, EE Reverendo Tércio Moraes Pereira, Sesi AE Carvalho, EMEF José Honório, EE Reverendo Urbano de Oliveira Pinto. Nas três primeiras, a produção de programas de rádio e jornal e o uso das tecnologias em sala de aula embasaram as oficinas que conectaram os jovens e as escolas ao território. Nas demais, reflexões sobre os desafios da violência e da sustentabilidade foram temas dos horários de JEIF.

As organizações não governamentais também receberam apoio no fortalecimento de suas ações pedagógicas. No edital 2013, coordenado pelo Núcleo Mundo Jovem e realizado em parceria com Ficas e Casa 7, dez organizações selecionadas trabalharam durante nove meses na elaboração de um plano pedagógico alinhado aos objetivos de seus diferentes públicos. Dois jovens de cada organização integraram o grupo para uma capacitação em pesquisa sobre o território.