O Clube da Comunidade Tide Setubal e o Galpão de Cultura e Cidadania são pontos de referência do trabalho desenvolvido pela Fundação Tide Setubal em São Miguel Paulista. Os dois espaços, gestados de forma compartilhada com organizações locais, oferecem um leque de atividades para crianças, adolescentes e jovens. Comunicação comunitária, música, esportes, teatro, dança, capoeira, cidadania, qualidade de vida, entre outros temas e linguagens, embasam metodologias para contribuir com a redução da vulnerabilidade dos jovens da localidade.
As questões presentes na realidade local perpassam os diferentes núcleos na perspectiva de desenvolver atores participativos e mobilizados para a mudança de suas realidades. Encontros com familiares e uma programação cultural e de eventos esportivos abertos e gratuitos para a comunidade também estão no desenho da proposta pedagógica de acolhimento e convivência. O atendimento inclui, ainda, a articulação com as redes de proteção local para encaminhamento de crianças, jovens e famílias em maior vulnerabilidade. (...)
Assim como acontece com a juventude que participa dos projetos desenvolvidos pela Fundação Tide Setubal, o trabalho realizado pelo Programa Ação Família busca fortalecer e estimular as famílias para o protagonismo na melhoria de sua qualidade de vida. Em 2013, um sistema de monitoramento e avaliação apoiou o levantamento de informações para definir metas a serem alcançadas pelas 148 famílias participantes. (...)
“O que é desigualdade social e como ela se manifesta em mim?” Essa pergunta foi o ponto de partida para a oficina de teatro para iniciantes do Núcleo Arteculturação, que reuniu, em 2013, cerca de 40 jovens. Foram duas produções teatrais, uma por semestre, fruto de intensa pesquisa, leitura de textos dramáticos e prática de exercícios teatrais, e uma itinerância teatral, todos conduzidos pelo educador Marcos Gomes. (...)
Canto coral, percussão, violão e luteria são atividades do repertório 2013 das oficinas de música e luteria, do Núcleo Arteculturação, que reuniram 110 participantes durante o ano. Além de terem aprofundado seus conhecimentos na área, os inscritos participaram de festivais e de apresentações no Galpão de Cultura e Cidadania. (...)
Desde sua inauguração, em 2009, o Ponto de Leitura Jardim Lapenna, no Galpão de Cultura e Cidadania, é um espaço que articula uma comunidade leitora. O sucesso do trabalho desenvolvido junto à comunidade trouxe para a região outro espaço, o Ponto de Leitura Tide Setubal, localizado no CDC Tide Setubal. (...)
Os dois espaços gestados pela Fundação Tide Setubal dialogam com o perfil da comunidade onde estão inseridos. No Galpão de Cultura e Cidadania, destacam-se as atividades voltadas para a arte e a cultura, como dança, capoeira e artes plásticas, por meio do projeto Um Passe para a Arte. Já no CDC Tide Setubal, as modalidades esportivas e as aulas de xadrez são as preferidas do público atendido. (...)
Atuar com temas como identidade/diversidade, família, drogas e sexualidade amplia referências e reflexões para escolhas na construção de projetos de vida dos jovens. Nesse sentido, as atividades que reúnem os participantes do Espaço Jovem no Galpão de Cultura e Cidadania são baseadas em uma metodologia que busca, a partir das temáticas da juventude, fortalecer as habilidades de diálogo, convivência e participação. (...)
A origem da atuação do Núcleo de Comunicação Comunitária São Miguel no Ar está na formação de jovens nas diferentes linguagens de comunicação. Assim como acontece nas redes, no mundo da tecnologia, a transformação e ampliação dessa metodologia se deram rapidamente, conectando comunicação, inquietação e mobilização. (...)
Melhorar a qualidade de vida da comunidade é missão da Fundação Tide Setubal, que, desde o início de suas atividades, busca contribuir com o empoderamento e desenvolvimento local sustentável. Alinhado à sua missão e a questões emergentes, como o movimento mundial pela alimentação saudável e a urgência da sustentabilidade, nasceu, em 2013, o Projeto Qualidade de Vida. (...)