Desde sua chegada a São Miguel Paulista, a Fundação Tide Setubal acredita nas parcerias como forma de construir, fortalecer e ampliar oportunidades para o território. Contribuir para o desenvolvimento local não é um caminho que se possa percorrer sozinho, e o “fazer com” deve ser norteado pela escuta colaborativa e intersetorial em um modelo fortalecido pela troca e pelo aprendizado conjunto, alinhado aos desejos da comunidade. Em 2013, diferentes núcleos da Fundação Tide Setubal atuaram junto a dois públicos estratégicos: as escolas públicas e as organizações não governamentais.
Nas nove escolas com as quais firmou parceria, metodologias e experiências dos núcleos da Fundação com comunicação, juventude, família e território nortearam a atuação. A escuta de demandas e o diálogo orientaram o trabalho na implantação do plano pedagógico em atividades com os alunos ou na Jornada Especial Integral de Formação (JEIF) na reflexão de temas que colaboram para a educação integral. (...)
Ter a comunicação como instrumento para pensar a realidade das escolas e suas conexões com o território e a cidade é a diretriz da atuação do Núcleo de Comunicação com a metodologia habitar é comunicar. Na prática, esse encontro do NCC com as escolas públicas de São Miguel se dá de acordo com as necessidades e as especificidades da realidade de cada parceiro. (...)
O Núcleo Mundo Jovem tem a formação dos professores como uma de suas diretrizes desde 2008. Fortalecer os profissionais que atuam diretamente com adolescentes e jovens pode alargar as contribuições da metodologia na construção de projetos de vida desse público, objetivo principal do núcleo. (...)
Melhorar a qualidade de vida da comunidade é missão da Fundação Tide Setubal, que, desde o início de suas atividades, busca contribuir com o empoderamento e desenvolvimento sustentável da comunidade. Alinhado à sua missão e a questões emergentes como o movimento mundial pela alimentação saudável e a urgência da sustentabilidade, nasce, em 2013, o Projeto Qualidade de Vida. (...)
A escola, muitas vezes, é o único equipamento público que marca a presença do Estado em territórios de alta vulnerabilidade. Não é raro, portanto, que bata à sua porta outras demandas sociais urgentes da realidade das comunidades. (...)
A Fundação Tide Setubal investe em ações de fortalecimento das organizações locais por meio de formações que possam contribuir com suas atuações no trabalho com os jovens no território. O aprimoramento da prática educativa das dez organizações selecionadas por edital, realizado em parceria com a Ficas e a Casa 7, foi a diretriz de 2013. (...)
Com o público das organizações não governamentais, a diretriz de incentivar as práticas sustentáveis do Núcleo Qualidade de Vida se deu por meio do Seminário Qualidade de Vida em Debate (leia mais) e de oficinas temáticas realizadas após esse encontro. O evento reuniu cerca de 60 pessoas (representantes de ONGs, unidades básicas de saúde e escolas públicas) e contou com a abertura de Marcos Sorrentino, responsável pelo programa Escolas Sustentáveis (...)