Núcleos envolvidos
(Clique aqui e saiba mais)

fortalecimento local • escolas

Formação sobre juventude e projetos
de vida amplia público e reúne professores, diretores e coordenadores pedagógicos

O Núcleo Mundo Jovem tem a formação dos professores como uma de suas diretrizes desde 2008. Fortalecer os profissionais que atuam diretamente com adolescentes e jovens pode alargar as contribuições da metodologia na construção de projetos de vida desse público, objetivo principal do núcleo. O estudo e a reflexão sobre formas de estimular e alinhar o aprendizado de temas como sexualidade, cidadania, família, mundo do trabalho e comunidade por meio de oficinas, jogos teatrais, filmes e encontros, de modo a apoiar as escolhas dos jovens, embasam a formação.



Em 2013, o Mundo Jovem optou por inserir essa proposta de forma institucional nas unidades escolares, ou seja, nas formações anteriores, o trabalho era realizado diretamente com os educadores. A nova estratégia envolveu professores, coordenadores pedagógicos e diretores, adequando a metodologia.

Família, drogas, convivência/valores, identidade/diversidade foram os temas escolhidos para a formação continuada nos horários da JEIF na EMEF CEU Três Pontes e na EMEF Armando Cridey Righetti. O novo modelo estreitou os vínculos, e a aproximação estabelecida pelo amplo diálogo e escuta trouxe para os encontros a realidade de desafios e conflitos de cada escola. Esse foi um alimento para o funcionamento do espaço de formação com a introdução de outros assuntos ou antecipação dos temas a serem desenvolvidos. O fortalecimento ganhava, assim, um escopo mais institucional, colaborando com o diálogo entre os profissionais da unidade escolar e a ampliação de referências para atuação diante da realidade.

A transposição das temáticas para o trabalho direto com os alunos ganhou menos energia, pois a articulação com a gestão e a reflexão dos educadores sobre a aproximação com os jovens ganharam mais força. Entretanto, a proposta não foi deixada de lado, alguns professores realizaram oficinas pontuais. Diversidade foi o tema escolhido pelos professores da EMEF Armando Cridey Righetti para multiplicar a nova experiência. Já a EMEF CEU Três Pontes realizou a Semana do Adolescente, um espaço de encontro com cerca de 250 adolescentes com roda de conversa sobre sexualidade, gincana sobre drogas e oficina sobre jogos cooperativos.

Fotos: Veronica Manevy