"Caro Antônio Torres,
Você não imagina o que vi há poucos dias na periferia de São Paulo, em São Miguel Paulista. Ali há uma grande praça chamada Morumbizinho. Cheia de árvores. Dessas árvores pendiam cordões e, na extremidade de cada um, um livro. E na extremidade de cada livro, uma pessoa. Como se fosse um fio terra. As árvores, símbolos da vida, mantinham os livros, igualmente símbolos de vida à sua maneira.
Há um Brasil diferente. Há um país desconhecido e há pessoas trabalhando para mudá-lo, caríssimo Torres. Esse Brasil você conheceu em centenas de viagens. Pena que a mídia ignore a existência da Semana Literária de São Miguel Paulista. Numa região de 400 mil habitantes, acontecem centenas de encontros, palestras, oficinas, exposições, teatro, canto. São Miguel é o lado oculto da periferia, ansiosa, criativa, querendo e oferecendo coisas. A gerir isso, uma organização como a Fundação Tide Setubal. Aquela imagem do ritual da colheita dos livros é que deveria ser expandida pela rede social, para as primeiras páginas dos jornais: os livros tirados das árvores."
Os parágrafos acima são parte do artigo Carta a um amigo que realizou o sonho, de Ignácio de Loyola Brandão. Ao lado de Fabrício Carpinejar e Cadão Volpato, o escritor encantou o público em uma conversa sobre a crônica como leitura do cotidiano. (...)
De 7 a 9 de novembro, mais de 20 pontos de São Miguel Paulista, na região leste de São Paulo (SP), receberam o Festival do Livro e da Literatura, que, pela quarta vez, encheu o bairro de cultura. Realizada pela Fundação Tide Setubal, a maior festa literária da zona leste atraiu cerca de 10.300 pessoas. (...)
Pelo sétimo ano seguido, o CDC Tide Setubal abrigou o Encontro de Cultura Caipira de São Miguel Paulista. Entre 21 e 23 de junho, cerca de 2.500 pessoas de vários bairros da capital passaram pelo clube, numa festa que, a cada ano, fica mais conhecida por fortalecer e celebrar as tradições do interior. O arraial, promovido pela Fundação Tide Setubal, reuniu grupos de música e dança do estado de São Paulo, incentivou o preparo de diferentes iguarias típicas vendidas em 14 barracas, reviveu brincadeiras da roça e integrou escolas públicas do entorno. (...)
Muitas crianças vestidas a caráter, atrações culturais, barracas com comidas e bebidas típicas e a comunidade participando ativamente da comemoração. Esse foi o perfil da Festa Julina do Galpão de Cultura e Cidadania, nos dias 6 e 7 de julho. Na programação, a CEI Jardim Lapenna, localizada ao lado do Galpão, (...)
No sábado, 20 de abril, o CDC Tide Setubal foi palco da sétima edição do Encontro da Cultura Hip Hop de São Miguel, evento com 12 horas de programação desse estilo artístico engajado que mistura dança, grafite, rap e discotecagem. Segundo Inácio dos Santos Neto, coordenador do Núcleo Arteculturação da Fundação Tide Setubal e organizador do Festival, o público foi de mais de 500 pessoas ao longo do dia. (...)