Ser reconhecida pela comunidade, autoridades governamentais, lideranças e demais instituições da sociedade civil como uma organização parceira fundamental no objetivo de se alcançar o desenvolvimento sustentável é a visão da Fundação Tide Setubal.
Nesse horizonte, a influência em políticas públicas aparece como linha de atuação pela crença no papel do Estado e na sua capacidade de potencializar ações bem-sucedidas, quando realizadas em estreita sintonia com atores que vivem e atuam nos microterritórios e conhecem suas demandas. Em seu posicionamento institucional, a Fundação reconhece que, para conferir maior legitimidade aos processos democráticos, o Estado contemporâneo deve ampliar sua capacidade de interagir com a sociedade civil, por isso, contribui para a articulação, a mobilização e a construção conjunta entre ele e a sociedade civil, a comunidade e o empresariado. (...)
A conexão dos jovens com as redes sociais e com o universo da internet é rápida e diversa. Em dois ou três cliques, eles conversam com os amigos, postam uma nova foto no Facebook ou assistem ao vídeo da banda preferida no YouTube. #diversão e #comunicação. Mas como incluir essas ferramentas no aprendizado em sala de aula para uma geração que já nasceu clicando? Esse é o desafio dos professores orientadores de informática educativa (POIEs). (...)
Para a Fundação, o conhecimento gerado a partir de sua atuação com foco no empoderamento da comunidade e no desenvolvimento local sustentável deve ser compartilhado para apoiar o trabalho de outras instituições e inspirar novas experiências. (...)
Lançado em agosto de 2013 como política municipal em São Paulo, o Mais Educação, programa federal, tem como meta oferecer educação integral aos alunos da rede pública. Muito além da ampliação da jornada escolar, a educação integral visa oferecer novas oportunidades educativas que, por meio de diferentes linguagens, sejam capazes de estimular o desejo de aprender em crianças, adolescentes e jovens. (...)
Ao iniciar suas atividades em São Miguel Paulista, a Fundação Tide Setubal optou por não ter uma sede própria. A escolha pela revitalização e gestão do Clube da Comunidade Tide Setubal seguiu a perspectiva de recuperar espaços públicos, valorizando a origem e a identidade da localidade e estimulando uma nova maneira de uso, apropriação e pertencimento. As práticas, antes restritas ao esporte, foram ampliadas a partir da escuta da comunidade. (...)
Alinhada às suas ações voltadas ao letramento e ao acesso ao livro e à literatura, a Fundação Tide Setubal atuou também por políticas públicas voltadas ao tema. Ao lado do Polo Litersampa e de outras instituições, integrou o Grupo de Trabalho pela criação do Plano Municipal do Livro e da Literatura e Biblioteca (PMLLB), com a promoção de uma série de reuniões e intervenções, como o Quarteirão Literário e o Encontro de Mobilização para o PMLLB. (...)