Influência em políticas públicas

Fundação integra grupo pela criação do Plano Municipal do Livro e da Literatura e Biblioteca

Alinhado à ações voltadas ao letramento e ao acesso ao livro e à literatura, a Fundação Tide Setubal atuou também por políticas públicas voltadas ao tema. Ao lado do Polo Litersampa e de outras instituições, integrou o Grupo de Trabalho pela criação do Plano Municipal do Livro e da Literatura e Biblioteca (PMLLB), com a promoção de uma série de reuniões e intervenções, como o Quarteirão Literário, e o Encontro de Mobilização para o PMLLB. Diferentes mesas e oficinas de discussão foram realizadas com base nos quatro eixos definidos pelo grupo para o desenvolvimento do PMLLB: democratização do acesso, fomento à leitura e formação de mediadores, valorização da leitura e da comunicação e desenvolvimento da enconomia e do livro.

A criação oficial de uma comissão muncipal foi o compromisso assumido pelo poder público com os envolvidos nessa mobilização. Em abril de 2014, a portaria de criação do grupo foi assinada pelo secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira, e pelo secretário municipal de Educação, César Callegari. A comissão será responsável pelo diagnóstico de ações de leitura; pela elaboração dos eixos temáticos inspirados no Plano Nacional do Livro e da Literatura; pela realização e registro de debates e consultas públicas em encontros regionais; e pela aprovação, pela comunidade, do Plano Municipal do Livro e da Literatura.