Núcleos em Síntese

Arteculturação

Objetivo: promover a formação educativa e cultural e estabelecer um ambiente favorável à
participação cidadã.

Público-alvo: jovens e grupos culturais da região.

Núcleo Sociocultural (teatro)

• 40 jovens formados nas atividades, com elaboração das peças Luzes Desiguais, sobre preconceito e desigualdade, e O Mordomo, criada a partir de estudos e leituras sobre histórias de suspense e terror;
  • divulgação e organização das apresentações, que contaram com público de 160 moradores;
  • ex-participantes formados pelo Núcleo criaram o espetáculo Nozland, que recebeu apoio do Programa VAI;
  • inserção dos jovens na programação cultural da cidade com visitas a exposições, acervo de museus e apresentações teatrais.

Música e luteria (formação musical e construção de instrumentos)

• 58 alunos formados nas atividades de iniciação musical (16 alunos no módulo de percussão, 39 no módulo canto coral infantojuvenil e 12 no módulo violão);
  • 12 alunos formados nas atividades de luteria;
  • ateliê de luteria aberto para produções individuais em horários alternativos às aulas, o que deu a possibilidade de aumentar a renda familiar com a produção e o conserto de instrumentos musicais.

Pontos de Leitura

• Ampliação do acervo disponível para a comunidade com a abertura de mais um Ponto de Leitura, totalizando 8.988 títulos;
  • 511 usuários ativos nos dois espaços (Ponto de Leitura Lapenna e Ponto de Leitura Tide Setubal);
  • 7 mil empréstimos realizados;
  • 1.450 pessoas participaram de encontros de Contação de Histórias;
  • participação de 15 jovens em intercâmbio cultural com jovens da Amazônia, em projeto realizado em parceria com a Rede Vagalume.

Programação Cultural

• Realização da sétima edição do Encontro de Cultura Hip Hop com programação elaborada em parceria com os coletivos da região. Durante 12 horas de evento, cerca de 500 pessoas participaram do encontro, referência do movimento em São Miguel Paulista;
  • realização do Encontro de Cultura Caipira, no Clube da Comunidade Tide Setubal, e da Festa Julina, no Galpão de Cultura e Cidadania. Em cinco dias de festa, cerca de 3.300 moradores participaram da festa com programação que reuniu Trio Rastapé Flor de Muçambê, Congada de Santa Ifigênia, Grupo Cia de Moçambique de São Benedito, Cordão Folclórico de Itaquera e Cordão dos Bichos, Jongo de Piquete, Orquestra de Viola Brasileira de Atibaia, Quadrilha dos Sonhos;
  • realização do Festival do Livro e da Literatura com programação de estímulo à leitura e acesso ao livro e à literatura em cerca de 20 pontos do bairro e participação de cerca de 10.300 pessoas. A programação foi elaborada por diferentes parceiros, entre eles, Universidade Cruzeiro do Sul, Sesc Itaquera, Prefeitura, Cenpec, CEU Três Pontes, EE Diogo de Faria, EE Shinquichi Agari, Itaú Cultural, Procedu, Nau Ciranda Sinparedes, CCA Parque Paulistano, Centro Social Marista Irmão Justino, EACH-USP Leste, EMEF Almirante Pedro de Frontin, EMEF Armando Cridey Righetti, EMEF José Honório, EMEI Graciliano Ramos, Instituto Alana, Oficinas Culturais Luiz Gonzaga, Sarau dos Mesquiteiros, Senac, Sistema Municipal de Bibliotecas, Tenda Literária. Em três dias de festa, os moradores puderam conhecer o trabalho de mais de 40 coletivos culturais e participar de mesas de conversas com autores como Ignácio de Loyola Brandão, Fabrício Carpinejar, Leonardo Sakamoto, Ferréz, Cadão Volpato, Jorge Melguizo e o secretário municipal de Cultura. Cerca de 2.500 livros foram vendidos e 4.900, doados e distribuídos como frutos literários;
  • participação na mobilização e articulação dos artistas locais e dos coletivos culturais da região para a formação do Fórum de Cultura de São Miguel e formulação de um documento com as demandas locais entregues ao secretário municipal de Cultura. Criação de grupos de trabalho para formulação de proposta de edital de financiamento para ações locais;
  • participação do grupo de discussão da Política Municipal do Livro e da Literatura (GD – PMLL) com Litersampa e outras instituições. O grupo promoveu uma série de reuniões e mobilizações que resultaram no compromisso do poder público em criar uma comissão municipal que elaborará consulta e debate público, que culminarão no plano.