Núcleos em Síntese

Mundo Jovem

Objetivo: promover ação direta, multiplicação e articulação para fortalecer projetos de vida autônomos e qualificados de adolescentes e jovens.

Público-alvo: adolescentes e jovens de 12 a 19 anos moradores de São Miguel Paulista, estudantes da rede pública de ensino, professores da rede pública e educadores.

• Participação de 27 jovens (Projeto Espaço Jovem) em encontros semanais de formação e convivência que ampliaram o repertório acerca dos temas trabalhados, como identidade/diversidade, drogas e sexualidade, desenvolveram visão crítica dos jovens em relação às questões da sua comunidade e proporcionaram novas experiências de circulação por espaços públicos da região e da cidade;
  • realização de passeios para locais como parques e teatros, garantindo o direito de todos à cidade e seus equipamentos de lazer e cultura;
  • participação do grupo Espaço Jovem em mobilizações realizadas pela subprefeitura de São Miguel Paulista para levantamento de demandas sobre a região;
  • criação do Fórum da Juventude Tamo Junto pelos participantes do Espaço Jovem, como espaço de encontro e mobilização;
  • cerca de 150 adolescentes e jovens inscritos nas atividades esportivas no Clube da Comunidade Tide Setubal participaram do projeto Futebol e Cidadania, com encontros que levam para o campo discussões sobre desigualdade social, gênero, drogas e identidade;
  • 42 professores participaram da formação realizada nas Jornadas Especiais de Informação (JEIF), com reflexões e propostas para o ambiente escolar sobre convivência/valores, identidade e diversidade;
  • a convite da Diretoria Regional de Ensino de São Miguel (DRE), criação e realização do curso Convivência e a Comunicação na Educação Contemporânea, em parceria com o Núcleo de Comunicação Comunitária São Miguel no Ar. Noventa e sete professores orientadores de informática educacional (POIEs), que atuam no Programa Mais Educação, política pública de educação integral, participaram dos encontros e solicitaram continuidade da proposta de formação para 2014;
  • apoio à realização da Semana do Adolescente no CEU Três Pontes com presença de cerca de 250 adolescentes em rodas de conversa sobre sexualidade, gincana sobre drogas e oficina de jogos cooperativos;
  • acompanhamento da formação em práticas pedagógicas e pesquisa para dez ONGs do território;
  • participação no Fórum de Órgãos Públicos e Organizações da Sociedade Civil do Jardim Helena, integrando uma rede de proteção aos direitos das crianças e dos adolescentes, que, entre suas ações, realizou o Seminário Educação e Desenvolvimento Local, com a participação de 250 pessoas.