Mobilização e articulação

Articulação dos coletivos culturais
contribui para a criação do Fórum
de Cultura de São Miguel

Na área da cultura, as ações de mobilização e articulação com os coletivos culturais da região e com a subprefeitura geraram o Fórum de Cultura de São Miguel, que nasceu para motivar o diálogo entre os atores da região e o poder público, de forma que sejam garantidos mais investimentos para o setor.

Durante o ano, encontros aconteceram na Subprefeitura de São Miguel e no CDC Tide Setubal com a presença de dezenas de artistas, organizações sociais e culturais, coletivos da região e representantes da Supervisão de Cultura da Subprefeitura de São Miguel e da Fundação. Os debates levantaram a importância de ações de incentivo à produção cultural em São Miguel, Vila Jacuí e Jd. Helena.

Entre as solicitações constam a implantação de um Centro de Formação Cultural em São Miguel, a ampliação do percentual do orçamento público destinado à cultura e a criação de uma agência regional de desenvolvimento sustentável, focada em apoiar e promover a qualificação de artistas na elaboração de seus projetos. As reivindicações foram compiladas num documento, já entregue ao atual secretário municipal de Cultura de São Paulo, Juca Ferreira, presente em uma das reuniões.

Além das reivindicações, os integrantes do Fórum atuaram na elaboração da programação dos festejos de aniversário de São Miguel com a introdução dos coletivos culturais e nos artistas regionais nos festejos de São Miguel. Estabeleceram também sua forma de gestão, com três grupos de trabalho voltados para eventos, projetos e comunicação. Uma das metas do grupo é a construção de um edital territorial para a captação de recursos diversos que financiem as iniciativas locais.

Fotos: Divulgação