Núcleos envolvidos
(Clique aqui e saiba mais)






Mobilização e articulação

Juventude em Ação

A imagem dos jovens nas ruas em mobilizações por direitos sociais foi uma marca das manifestações de junho de 2013. Incluir a prática da cidadania, do diálogo e da participação democrática no dia a dia dos educandos é um dos objetivos do Espaço Jovem. Temas como cidadania, trabalho, família, sexualidade, entre outros, apoiam a elaboração de reflexões para o diálogo na vida em família, na escola e na comunidade.

Fotos: Divulgação



O Fórum da Juventude, realizado pela subprefeitura, proporcionou a primeira experiência de participação, em 2013, e abriu um canal de contato dos jovens com o poder público em um debate sobre inquietudes e desejos para o território. O encontro com Gabriel Medina, coordenador municipal de Juventude, gerou a demanda de um levantamento sobre a vontade dos jovens na comunidade.

Nasceu, então, o Tamo Junto, encontro realizado pelo Projeto Espaço Jovem em parceria com o Intermídia Cidadã, que reuniu cerca de 60 jovens, entre eles, os participantes do Centro Social Marista. A criação de mais ciclovias, mais espaços de cultura como teatros e cinemas, locais em que os jovens possam apresentar as artes que produzem, e mais quadras esportivas, além da sua manutenção e de que tragam e apresentem novas modalidades para a região, foram demandas identificadas pelos sete grupos temáticos e apresentadas à subprefeitura com o propósito de alinhamento com o Plano de Metas.

A experiência do primeiro encontro rendeu a criação de um espaço de debate político batizado de Fórum da Juventude Tamo Junto, em homenagem ao encontro que disparou a participação dos jovens nas discussões do bairro.

O Que Sonhamos para os Jovens de São Miguel Paulista, Como Podemos Ajudar nessa Construção; o Fórum de Sexualidade e a Gincana de Sexualidade foram temas debatidos em quatro encontros. No final de cada um deles, o grupo elaborou um documento com propostas para os órgãos competentes.

A formação também foi inserida no contexto da mobilização. Uma parceria com a Fundação Konrad Adenauer proporcionou aos jovens um curso sobre iniciação política. Em três encontros, cerca de 50 participantes de diferentes organizações e de escolas públicas da região se reuniram em aulas sobre o conceito de democracia, a trajetória política no Brasil e a conquista de direitos, a divisão dos poderese dos cargos eletivos e a responsabilidade do cidadão. Na avaliação da Konrad Adenauer, o interesse dos alunos foi positivo, sendo possível afirmar que a pauta política se reforça e aperfeiçoa o cotidiano desses cidadãos.