Núcleos envolvidos
(Clique aqui e saiba mais)



fortalecimento local • escolas

Comunicação conecta educadores
e alunos com a realidade da escola,
do bairro e da cidade

Ter a comunicação como instrumento para pensar a realidade das escolas e suas conexões com o território e a cidade é a diretriz da atuação do Núcleo de Comunicação com a metodologia habitar é comunicar. Na prática, esse encontro do NCC com as escolas públicas de São Miguel se dá de acordo com as necessidades e as especificidades da realidade de cada parceiro. Rádio de rua, jornal, blogs e redes sociais são meios para reflexão, construção e expressão de novas referências e contribuem para melhoria do letramento e do ambiente escolar, aproximação e interação com o território.

A proposta pode acontecer com a união de professores e alunos em sala de aula (Projeto Rede Jovem Comunica) ou partir de encontros na JEIF na qual um grupo de professores debate conjuntamente o tema eleito pela escola e multiplica-o, posteriormente, em suas atividades em sala de aula.



Em 2013, o NCC estabeleceu parceria com cinco escolas. A implantação de uma rádio era o desafio da EM Pedro Leite de Cordeiro. Unindo alunos e professores em produções conjuntas, o Projeto Rede Jovem Comunica iniciou a formação com a produção de pautas como ambiente escolar, segurança e a formação de um grêmio, voltadas para as questões internas da escola. A experiência e os resultados ganharam as ruas do bairro, pois, provocados pela formação, alunos e professores perceberam que poderiam ampliar o diálogo com a comunidade do entorno.

A consolidação de seu plano de educação integral fez com que a EE Reverendo Tércio Moraes Pereira procurasse o Núcleo de Comunicação para implementação das aulas eletivas de jornal. A presença na escola e a metodologia despertaram o interesse da atuação do NCC também nas aulas de sociologia e política, pois os professores identificaram que as técnicas de comunicação podiam ampliar e diversificar os debates políticos e sociais em aulas abertas. Cerca de 120 alunos e quatro professores se envolveram nessas atividades, que inseriram a metodologia do NCC no plano de educação integral da escola.



Sustentabilidade era o tema da EMEF José Honório para 2013, e o apoio do Núcleo de Comunicação para unir as ações educativas ao plano político pedagógico aconteceu nos encontros da JEIF. A partir de reflexões e produções textuais, professores ampliaram suas referências para atuar com o tema em sala de aula, sob a perspectiva de transformar o equipamento em uma escola sustentável. Reforma das quadras, criação de uma horta e implementação de um sistema de uso de energia solar foram pontos elencados pelos alunos em pesquisa realizada na comunidade que receberam apoio do Banco de Tokyo. No processo de seleção, os próprios alunos fizeram a apresentação das propostas utilizando vídeo, com roteiro, captação de imagens e edição do grupo. A atuação do NCC fortaleceu as atividades da escola focadas na melhoria da qualidade de vida dos alunos e no ambiente escolar.

Por falar em ambiente escolar, melhorar a convivência era proposta da EE Reverendo Urbano de Oliveira Pinto diante das inúmeras situações de violência vividas pelos alunos e professores. O tema foi mediado pelo NCC também nos horários da JEIF e os educadores passaram a produzir blogs que apresentavam suas reflexões e seus estudos realizados em grupo. O tema chegou aos alunos com o debate sobre o incentivo a produções de textos e vídeos, no Projeto Rede Jovem Comunica, que também foi adotado pela escola.

No Sesi AE Carvalho, parceiro do NCC há três anos, a tecnologia e as ferramentas de comunicação são estudadas como forma de ampliação e aumento do processo de aprendizagem por incentivar a criatividade e o interesse dos jovens.

A atuação do Núcleo de Comunicação Comunitária São Miguel no Ar junto às escolas embasa a disseminação de uma metodologia sistematizada pela experiência no território, mas, também, contribui para que esta se renove diante de diferentes realidades, gerando novas formas de fazer e pensar a cidade, o bairro e sua transformação por meio da comunicação.

Fotos: NCC