fortalecimento local • escolas

Alimentação saudável, esporte e meio ambiente são frentes do Núcleo Qualidade de Vida para apoio a planos pedagógicos

Melhorar a qualidade de vida da comunidade é missão da Fundação Tide Setubal, que, desde o início de suas atividades, busca contribuir com o empoderamento e desenvolvimento sustentável da comunidade. Alinhado à sua missão e a questões emergentes como o movimento mundial pela alimentação saudável e a urgência da sustentabilidade, nasce, em 2013, o Projeto Qualidade de Vida.

Com a proposta de ampliar o cuidado dos participantes consigo e com o entorno, o Qualidade de Vida se estruturou com base em três eixos: esporte, alimentação saudável e meio ambiente. No foco de suas atividades estão coordenadores, professores e educadores de escolas públicas e ONGs para fortalecer e apoiar o trabalho interdisciplinar e transversal com educandos e suas famílias e estimular e apoiar o desenvolvimento de propostas dos jovens (leia mais em Atendimento).

A escuta foi o ponto de partida para a construção da parceria com o CEU Três Pontes, a EMEF Almirante Pedro de Frontin e a EE Pedro Moreira Matos. Nas três propostas, o desenvolvimento das ações nasceu de discussões sobre qualidade de vida pautadas pela possibilidade de agregar novos conhecimentos, somar experiências, transformar hábitos e costumes para construir novas práticas no aprender e ensinar.

No CEU Três Pontes, o Projeto Qualidade de Vida foi inserido no momento do planejamento anual e o tema Alimentação Saudável foi escolhido por nove professores. A reflexão aconteceu por meio de caminhos pedagógicos que mesclaram o estudo e a seleção de conteúdos programáticos e atividades práticas. Esse processo intercalou momentos de debate e reflexão conjuntos e acompanhamentos individuais. Atividades de longo prazo foram desenhadas em algumas disciplinas.

Nas aulas de inglês, por exemplo, a experiência de cozinhar foi impulsionada pela exibição do filme Ratatouille e de um programa sobre cozinha, que abriu espaço para uma conversa sobre os tipos de bolos conhecidos pelos alunos. Receitas foram testadas na sala de aula com diferentes usos dos ingredientes, tornando o prato mais saudável. Tudo temperado, também, com o gosto pelo idioma. Para fechar a proposta, uma visita ao Mercado Municipal de São Miguel para ver cores, sabores e aromas, em mais uma ação de ensinar a vida em inglês. A degustação foi, também, um marco nas ações com os alunos do 6º ano, que começaram com um debate sobre alimentação saudável e, ao longo do ano, redigiram e desenharam receitas, produziram cartazes, entrevistaram familiares e, claro, prepararam as receitas para experimentar as novidades no cardápio. O encontro de ideias sobre o tema aconteceu com a criação da Semana Saudável, com exibição de filmes, atividades de relaxamento, jogos e brincadeiras. No cardápio da semana, só lanche saudável. Pedido seguido à risca pelas crianças.

Meio ambiente e esporte foram os eixos predominantes na parceria com a EE Pedro Moreira Matos. No primeiro eixo, destacaram-se as atividades com resíduos sólidos. Nas aulas de matemática do 6º ano, o grupo participou de uma oficina de construção de brinquedos, com reaproveitamento de sucatas. Na montagem do móbile, a possibilidade de reciclar relações e construir novos caminhos com a participação de todos. Já nas aulas de português do 5º ano, o debate sobre os resíduos se transformou em jogos de tabuleiro, com quatro trilhas diferentes. Criados pelos alunos, os jogos intercalam atitudes positivas e negativas do jogador com a natureza, com o lixo, entre outros. A resposta gera pontos para caminhar, ou não, pela trilha.

Na área de esportes, em parceria com a Fundação Gol de Letra, três professores e 90 alunos de 5º e 6º ano conheceram o trouckball em uma oficina desenvolvida no Parque Linear. Na experiência, alunos e professores aprenderam juntos e se aproximaram de um espaço público de lazer na comunidade.

A saúde e a família formaram a frente desenvolvida na parceria com a EMEF Almirante Pedro de Frontin. A partir dos encontros, a equipe do Qualidade de Vida propôs um estudo antropométrico em parceria com o CREN. Das 185 crianças avaliadas, 54% estavam fora do peso. Devolutivas individuais foram dadas aos pais com encaminhamento para atendimento no CREN.

Pensar em qualidade de vida é repensar atitudes e hábitos em diferentes esferas do dia a dia. Criar uma nova cultura para “ser” e para “ter” depende de novas escolhas e sucessivas experimentações que ganham força. Podem começar com pequenas escolhas, como as relatadas por mães de alunos que estranharam o pedido de não tomar mais refrigerante durante a semana, ou na escolha pelo gosto da salada de fruta sem o leite condensado. Pequenas sementes para o desejo de transformações.