fortalecimento local • ONGS

Aprimoramento de práticas pedagógicas
e pesquisa sobre o território são foco
do edital de apoio a instituições em 2013

A Fundação Tide Setubal investe em ações de fortalecimento das organizações locais por meio de formações que possam contribuir com suas atuações no trabalho com os jovens no território. O aprimoramento da prática educativa das dez organizações selecionadas por edital, realizado em parceria com a FICAS e a Casa 7, foi a diretriz de 2013. A participação de dois jovens de cada instituição em capacitações de pesquisa sobre seu território e a inclusão de instituições da zona sul da cidade também foram novidades.

Quatro módulos ONG/Família, ONG/Escola, ONG/Parceiros e ONG/Entorno estruturam o curso com duração de nove meses. Os módulos incluíram a construção do passo a passo de um plano educativo, execução de um miniprojeto de articulação e a apresentação de práticas educativas em diálogo com as propostas de Paulo Freire, Jean Piaget, entre outros.

Pesquisar a realidade onde vivem e ampliar as referências sobre sua comunidade foi o foco da formação dos jovens. As pesquisas permeavam temas como transporte, infraestrutura, habitação, educação, cultura, esporte e lazer, segurança e saúde. Os participantes elaboraram um questionário com 30 perguntas que foi aplicado na comunidade e tabulado em forma de vídeo.

No evento de encerramento, os participantes apresentaram suas visões sobre o ano. Um debate sobre educação integral com Alexandre Isaac e Antonio Batista, do Cenpec; Maria Claudia Fernandes, diretora da EMEF Armando Cridey Righetti; e Denise Robles, da organização Gotas de Flor com Amor, também marcou a programação final.

Novos conhecimentos, aproximação de teoria e prática, reconhecimento da presença e do envolvimento com o entorno e troca de experiências foram destaques nos resultados da formação entre as organizações. A descoberta de um novo olhar para a comunidade foi destaque entre os jovens.

• Associação de Arte e Cultura Periferia Invisível
  • Ceccra Ademir de Almeida Lemos
  • Centro de Educação Popular da Comunidade Nossa Senhora Aparecida
  • Centro de Profissionalização e de Apoio ao Emprego (Cepae)