Núcleos envolvidos
(Clique aqui e saiba mais)




atendimento

Convivência e participação marcam formação do Espaço Jovem

Atuar com temas como identidade/diversidade, família, drogas e sexualidade amplia referências e reflexões para escolhas na construção de projetos de vida dos jovens. Nesse sentido, as atividades que reúnem os participantes do Espaço Jovem no Galpão de Cultura e Cidadania são baseadas em uma metodologia que busca, a partir das temáticas da juventude, fortalecer as habilidades de diálogo, convivência e participação. Em 2013, no percurso do projeto, a conexão dos jovens com mobilizações para o desenvolvimento local no fórum da subprefeitura de São Miguel e no Fórum Tamo Junto ganhou grande destaque (leia mais em Mobilização). Esse movimento, que fluiu para o bairro, também aconteceu no Galpão de Cultura e Cidadania.



A falta de espaços de lazer na comunidade é um dos fatores identificados pelos jovens como prioridade. A programação cultural realizada no Galpão é uma alternativa possível de entretenimento. Tradição no mês de junho, a Festa Julina contou com envolvimento dos jovens na produção da quadrilha dos sonhos, preparada como uma encenação com a história de uma criança com muitos desejos de melhoria para sua comunidade. Ao lado dela, personagens como Dona Benta, Cuca, Branca de Neve e Dona Aranha representavam brincadeiras de criança.

Personagens da literatura estiveram, também, na Balada Literária do Festival do Livro e da Literatura. Para participar da festa, a comunidade passava por um túnel onde encontravam-se Helena de Troia, Sherazade, Gabriela, Madame Bovary, Macabeia e Harry Potter, entre outros.

O estímulo para o envolvimento com o bairro e com a região aconteceu sem deixar de lado a experiência de circular e conhecer outros pontos da cidade. Os jovens visitaram o Parque do Ibirapuera, o Memorial da Resistência, o Sesc Itaquera e a Avenida Paulista – com sessão de cinema no Shopping Paulista e visita ao Masp, Parque Trianon, Casa das Rosas e Fiesp.



Unir a circulação pela cidade com um programa cultural que pudesse refletir as discussões do grupo foi uma das iniciativas do projeto Futebol e Cidadania, realizado no CDC Tide Setubal. O passeio à Praça Roosevelt para um espetáculo sobre identidade, escolhas de vida e expectativas sociais e culturais reuniu o grupo. Com o mesmo princípio do Espaço Jovem, os temas de juventude são trabalhados pelo Futebol e Cidadania com as equipes do clube da comunidade, considerando, também, os valores da prática esportiva que podem ser transportados para as escolhas da vida. Cerca de 150 adolescentes e jovens participaram dos encontros sobre desigualdade social, gênero, drogas e identidade. Em 2014, esse projeto será apoiado pelo Football for Hope em um projeto de cidadania, esporte e comunicação.

Fotos: Divulgação e Verônica Manevy