atendimento

Atividades esportivas e culturais
ampliam oportunidades de crianças, adolescentes e jovens

Os dois espaços gestados pela Fundação Tide Setubal dialogam com o perfil da comunidade onde estão inseridos. No Galpão de Cultura e Cidadania, destacam-se as atividades voltadas para a arte e a cultura como dança, capoeira e artes plásticas, por meio do projeto Um Passe para a Arte. Já no CDC Tide Setubal, as modalidades esportivas e as aulas de xadrez são as preferidas do público atendido.

A cultura afro-brasileira embasou as oficinas de dança no Galpão ao longo do ano. Coreografias foram elaboradas a partir da pesquisa de ritmos musicais, da expressão artística e corporal e dos trajes típicos. Os alunos conheceram instrumentos musicais e confeccionaram saias e acessórios para seus figurinos. O jongo e sua influência no samba carioca e na cultura popular foi um dos temas de pesquisa do grupo e as crianças elaboraram a paródia Origem do Jongo. O trabalho específico com os elementos da linguagem foi acompanhado por discussões sobre convivência, companheirismo e respeito.

Na capoeira, a história das senzalas e dos quilombos trouxe para as crianças e para os adolescentes as músicas, os toques de berimbau, os passos e a formação da roda. Em paralelo, os educadores trabalharam o desenvolvimento das habilidades físicas, a capacidade cognitiva e criativa nos movimentos individuais e em grupo. A chula entrou no repertório do grupo por ser uma forma de apresentar e identificar os mestres ou fazer alguma referência à roda de capoeira.

Os dois grupos marcaram presença com apresentações nos eventos realizados no Galpão de Cultura e Cidadania ao longo do ano. Na plateia, os familiares formaram um público entusiasmado e alguns deles participaram, inclusive, das produções de figurino.

As modalidades esportivas disparam na preferência dos frequentadores do Clube da Comunidade Tide Setubal. Futebol de campo, futsal masculino, futsal feminino, ginástica artística, handebol, vôlei e basquete reúnem cerca de 330 participantes, dos 469 inscritos, que, além dos fundamentos do esporte e das competições, trabalham a convivência e o espírito de equipe e cidadania em encontros temáticos realizados pela equipe do Projeto Futebol e Cidadania (leia mais).

As aulas de xadrez ganham adeptos ano a ano, desde 2008. A participação dos alunos em competições demonstra a evolução na modalidade, que também foi inserida nas opções do Galpão de Cultura e Cidadania. Em 2013, a equipe ficou em terceiro lugar no 2º Torneio Acesc Alphaville Tênis Club, realizado em Alphaville. Na categoria individual A, Karen Beatriz R. Silva, aluna desde 2009, ficou em terceiro lugar no sub-14 feminino; Lucas Barreto Ferreira da Silva, do Galpão, terminou em segundo lugar no sub-16 masculino; e Samira Ferreira Mendonça foi campeã da categoria sub-14 feminino.

O exercício de competir começa “em casa”. Anualmente, o CDC Tide Setubal realiza o seu Festival de Esportes. O evento conecta as equipes do clube aos times de escolas públicas e outras instituições da comunidade. A quinta edição, realizada em 2013, reuniu cerca de 870 jovens em jogos de futebol society, basquete, handebol, vôlei, futsal feminino, ginástica artística e xadrez. Eles puderam experimentar, também, a modalidade badmington, novidade demonstrada durante o Festival. Duas mesas de debate estavam na programação: o narrador Marcelo do Ó, da rádio 105 FM, Rede TV e Canal Sport+, e o árbitro Valter José dos Reis, ambos moradores de bairros vulneráveis da cidade, falaram sobre suas trajetórias, do sonho de ser jogador de futebol até as suas escolhas profissionais também no esporte.

A trajetória de jogadores brasileiros que competiram na Alemanha desembarcou no CDC Tide Setubal com a exposição Brasileiros na Bundesliga, iniciativa do consulado alemão. São Miguel Paulista foi escolhida pois o atual meia-esquerda do Grêmio e ex-seleção brasileira Zé Roberto nasceu e morou no bairro. A experiência internacional, com conquistas e desafios, estava relatada em painéis fotográficos e em depoimentos em vídeo.

A vocação para o esporte caminha lado a lado com o uso do CDC como um espaço de convivência. O Encontro Caipira, por exemplo, é esperado anualmente e reúne mais de 2 mil pessoas da comunidade em três dias de festa (leia mais em Programação Cultural). O Festival do Livro e da Literatura, que nasceu como Feira do Livro, também está na agenda da comunidade e dos moradores do entorno, que marcam presença na programação literária. A festa Amigos do CDC também está no calendário e traz música, esportes e um delicioso churrasco de encerramento anual.