atendimento

Alimentação saudável, esporte e meio ambiente aproximam jovens de reflexões sobre qualidade de vida

Melhorar a qualidade de vida da comunidade é missão da Fundação Tide Setubal, que, desde o início de suas atividades, busca contribuir com o empoderamento e desenvolvimento local sustentável. Alinhado à sua missão e a questões emergentes, como o movimento mundial pela alimentação saudável e a urgência da sustentabilidade, nasceu, em 2013, o Projeto Qualidade de Vida.

Com a proposta de ampliar o cuidado dos participantes consigo e com o entorno, o Qualidade de Vida se estruturou com base em três eixos: alimentação saudável, esporte e meio ambiente. No trabalho desenvolvido diretamente com os jovens – professores e educadores também são públicos do projeto (leia mais em Fortalecimento) –, o projeto visa incentivar a criação de novos espaços reflexivos dentro da escola e o protagonismo dos jovens com o intuito de sensibilizá-los sobre o tema para que desenvolvam pequenos projetos.

Fotos: Divulgação

Uma sessão de cinema de jovem para jovem, com direito a um lanche saudável, foi a proposta desenhada pelos alunos da EE Pedro Moreira Matos. Durante um mês e meio, o grupo de alunos de 5º e 6º ano assistiu a diversos curtas, estudou as sinopses e elegeu os filmes para exibição (A Ilha, Pigeon Impossible, The Passanger, TamanduAbandeira e Coisas de Pássaro). Participaram, também, de aulas na oficina-escola de culinária para preparar bolo de cenoura e suco natural. A exibição foi feita no Galpão de Cultura e Cidadania na programação do Ponto de Leitura.

Esporte, meio ambiente e muita aventura foram os ingredientes da Expedição Azimute, iniciativa da Outward Bound Brasil (OBB) e do Instituto Asas, realizada em duas edições com 23 jovens do ensino médio da EE Pedro Moreira Matos. Reuni-los em um cenário repleto de desafios poderia contribuir para integração de um grupo com muitas diferenças no ambiente escolar. O acampamento de nove dias foi um convite à convivência, ao cuidado com a natureza e ao companheirismo, questões importantes também no dia a dia da escola. Cozinhar em grupo, montar as barracas, atravessar rios e participar de trilhas, entre outras tarefas, revelaram no grupo a habilidade para trabalhos cooperativos, lideranças e senso de comunidade.

Na avaliação dos jovens, a experiência ajudou a desenvolver noções de participação em casa, na ajuda às tarefas domésticas e, também, na comunidade, com ações voluntárias como distribuição de comida para moradores de rua ou realização de atividade recreativa em uma creche.

A superação de desafios reuniu alunos do 7º ano do CEU Três Pontes para conquistar como prêmio a participação em uma expedição urbana. A indisciplina, uma questão para a relação desses jovens com a escola, abriu espaço para um trabalho de escuta e de superação. A cada encontro, o grupo foi desafiado a aproveitar a oportunidade, a participar com atenção e a refletir sobre sua capacidade de doação. Após as atividades que trouxeram a oportunidade do diálogo e da escuta, os jovens quiseram comemorar os momentos juntos e organizaram um jogo de pique-bandeira e um lanche com bolos e doces feitos pelos alunos. O encontro final foi em uma expedição urbana, com metodologia da Associação Bem Comum, em Paranapiacaba, lugar escolhido para a visita e pesquisa sobre a cidade.

Outro trabalho desenvolvido pelo Qualidade de Vida no CEU Três Pontes foi a continuidade dos debates realizados pela escola para a Conferência Infantojuvenil do Meio Ambiente. O grupo de alunos, líderes da conferência, escolheu ampliar os espaços verdes da escola, implantando a horta. Os oito encontros apresentaram vivências, princípios da horta orgânica, procedimentos de plantio e cuidados básicos. Uma segunda etapa envolveu técnicas de plantio, escolha do local para a horta, estudo dos ventos e o plantio. Também foi realizado um café da manhã comemorativo, com uma retrospectiva feita a partir de desenhos dos momentos marcantes do projeto.