Núcleos envolvidos
(Clique aqui e saiba mais)



atendimento

Música e construção de instrumentos
no repertório do Arteculturação

Canto coral, percussão, violão e luteria são atividades do repertório 2013 das oficinas de música e luteria, do Núcleo Arteculturação, que reuniram 110 participantes durante o ano. Além de terem aprofundado seus conhecimentos na área, os inscritos participaram de festivais e de apresentações no Galpão de Cultura e Cidadania.

A oficina de Canto Coral, ministrada pela professora Miriam Utsunomiya, da Universidade Cruzeiro do Sul, foi a atividade mais procurada. Os alunos de 7 a 16 anos trabalharam músicas relacionadas à cultura brasileira, como as compostas pelo rei do baião, Luiz Gonzaga, e canções folclóricas. Também passaram pelo desafio de cantar músicas em inglês, espanhol e, até mesmo, em libanês.

O repertório internacional foi, também, uma preparação para a participação de 12 crianças no festival Gran Finale, a versão brasileira do festival de mesmo nome que acontece há 22 anos em Nova York sob a regência do maestro Dr. Tim Brimmer. O evento reuniu 26 corais infantis, no dia 19 de maio, no auditório Simon Bolívar, no Memorial da América Latina, com uma plateia de mais de 2 mil pessoas.

Na oficina de Viola Caipira, músicas como Asa Branca, Luar do Sertão e Mulher Rendeira foram tema para os 12 alunos com idades entre 11 e 60 anos. No fim do ano, as músicas trabalhadas foram apresentadas no sarau Um Passe para a Arte e para a ArteCultura: sol e chuva na cidade sertão, acompanhadas de leituras de poesias.



Também se apresentaram no sarau os jovens da oficina de percussão. Sob orientação de Johny Guima, percussionista da banda Nhocuné Soul, que encerrou o Festival do Livro e da Literatura, os jovens trabalharam ritmos afro-brasileiros como samba, samba reggae, baião, coco e ciranda.

Ainda no sarau de encerramento, os visitantes puderam conferir a exposição dos instrumentos construídos pelos 12 participantes do curso de Restauração em Luteria. Durante os seis meses do curso, eles trabalharam na teoria e na prática com noções básicas e temas de alta complexidade no que diz respeito à fina restauração de instrumentos de arco, como violas, violinos – modernos e barrocos – e violoncelos. Em 2014, as atividades de luteria continuam, voltadas especialmente para a criação de um laboratório para a construção de violinos.

Fotos: Divulgação