festival do livro e da literatura

Depoimentos

“É emocionante ver o movimento pelo livro e pela literatura que o Festival proporciona. A campanha de arrecadação pela cidade, a criação da programação com os diferentes parceiros e a presença dos moradores no espaço público revelam o sentimento de descoberta coletiva, de pertencimento e de celebração, transformando o festival em uma festa com a identidade do território e a cada ano mais bonita.”
Maria Alice Setubal

“Sentimos que o Festival entrou definitivamente no calendário da região. Tivemos programação em diversos locais e atuação marcante de professores, educadores, alunos, bibliotecários, organizações locais, universidades e coletivos. Todos se uniram à Fundação como parceiros na programação e na execução, e não apenas como meros espectadores.”
Paula Galeano, superintendente

“Eventos como este trazem grandes benefícios ao bairro, à medida que incentivam a leitura, a imaginação e a criatividade e, consequentemente, o prazer pelos livros, sobretudo para os jovens. O Festival trouxe vida e alegria aos pontos onde se fez presente, e São Miguel agradece sorrindo.”
Aldo Antunes de Faria Sodré, subprefeito de São Miguel Paulista

“Conhecemos o trabalho da Fundação e nos sentimos muito felizes em colaborar. São Miguel merece um trabalho bem planejado e realizado com qualidade. Esperamos participar de mais eventos dessa natureza e com o apoio de profissionais preocupados com a leitura para adultos, jovens e crianças nessa região, que é tão rica em cultura e tão pouco valorizada.”
Denise Marcy, coordenadora pedagógica da EMEI Graciliano Ramos

“A ‘árvore literária’ foi muito bonita. Vimos estampados o sorriso e a alegria no rosto de quem recebeu um livro sem ter que pagar por ele. As pessoas pareciam estar sonhando e achando que aquilo não era verdade.”
Valdeni da Silva, professor de ensino básico da EE Shinquichi Agari, onde também é orientador da sala de leitura

“Ter a Fundação como parceira na condução desse festival é algo valioso e de muito aprendizado para a comunidade do Jardim Pantanal e para o Alana.”
Elani Tabosa do Nascimento, bibliotecária responsável do Instituto Alana

“É uma honra participar dessa festa, um evento tão necessário para a periferia, para incentivar a galera do sarau e da poesia, que, afinal, é uma arte. Isso vai ao encontro da percepção do MAP sobre a necessidade que a região de São Miguel tem de cultura.”
Daniel Henrique da Silva Nascimento, 20, vendedor, organizador do MAP (Movimento Aliança da Praça), de São Miguel, e morador do bairro

“No ano passado, visitei o Festival, e, agora, voltei com o objetivo de participar mais ativamente. É um evento bem importante porque muitas pessoas da região não têm contato com a leitura no cotidiano, mas, a partir daqui, mesmo que rapidamente, elas podem entrar nesse mundo.”
Kelvin Calixto, 21, aluno do 4º semestre de Letras da Universidade Cruzeiro do Sul e morador da Vila Jacuí, representou Brás Cubas