Influência em políticas públicas

Depoimentos

“A integração com as escolas amplia a possibilidade de as crianças incluírem, de fato, novas atividades em seu dia-a-dia, complementando o aprendizado fora da sala de aula”, observa. A conselheira destaca, ainda, a importância de agregar um teatro, por poder atrair também um público de adultos e idosos além do habitual. “Essa iniciativa faz diferença para quem mora afastado dos bairros centrais, pois poderá usufruir de mais equipamentos culturais e esportivos próximos de casa.”
Marlene Cortese

“Hoje eles querem vôlei, natação, capoeira, cursos profissionalizantes e só não fazem porque ainda não têm acesso. E sabemos que educação não é só dentro da sala de aula; é também participação e cultura.”
Liliane Salles de Sousa, diretora da EMEF Almirante Pedro de Frontin

“Adorei a união das unidades (CDC, EMEI, EMEF) fazendo um mesmo evento. Deu muito certo. Ninguém atropelou ninguém. E tudo foi muito bem organizado. A integração neste evento é a prova de que o projeto vai dar certo.”
Márcia Santos, 48 anos, professora da EMEF, sobre o projeto em São Miguel

“A educação, promovida com a integração de diferentes políticas, é uma chance de aproveitarmos o potencial já existente e de introduzirmos novas ações, em tempo integral. Isso amplia as boas oportunidades de aprendizagem, as quais impulsionarão o efetivo aprendizado das nossas crianças. Além disso, as forças do território estão junto com as do poder público, o que é fundamental.”
Anna Helena Altenfelder, superintendente do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec)