Mobilização e articulação

Em junho de 2013, as ruas do Brasil foram tomadas por manifestações populares por direitos sociais. As mobilizações, potencializadas pela internet, levaram para o espaço público diferentes insatisfações. O diálogo se tornou um grande desafio para o encontro entre os desejos da sociedade civil e a escuta do poder público. Estabelecer essa conexão, a partir apenas do ato de votar, é um processo a ser experimentado e exercitado como elemento da participação, imprescindível para consolidar nossa democracia, seja em cenário on-line, off-line, no centro ou nas periferias.

A estruturação e a participação em fóruns e redes são estratégias adotadas pela Fundação Tide Setubal para contribuir com a mobilização da sociedade civil para o desenvolvimento, em São Miguel Paulista. As ações vão da criação de espaços para manifestação das demandas locais e diálogo junto ao poder público, como acontece no Fórum de Moradores do Jardim Lapenna, no Fórum da Juventude Tamo Junto e no Fórum de Cultura de São Miguel, à articulação de agentes locais em encontros intersetoriais como o Fórum de Prevenção à Violência, da Rede de Proteção ao Direito da Criança e do Adolescente de São Miguel e Ermelino Matarazzo e do Fórum de Órgãos Públicos e Organizações da Sociedade Civil Jardim Helena. Na relação com as políticas públicas, as experiências de mobilização no território contribuem para a ampliação e melhoria de ofertas de serviços para a comunidade, em um exercício anterior ao desafio de influenciar diretamente nas propostas do Estado.

A estruturação e a participação em fóruns e redes são estratégias adotadas pela Fundação Tide Setubal para contribuir com a mobilização para o desenvolvimento em São Miguel Paulista. As ações vão da criação de espaços para manifestação das demandas locais e diálogo junto ao poder público, como acontece no Fórum de Moradores do Jardim Lapenna e no Fórum da Juventude Tamo Junto, à articulação de agentes locais intersetorialmente em encontros do Fórum de Prevenção à Violência, da Rede de Proteção ao Direito da Criança e do Adolescente de São Miguel e Ermelino Matarazzo e do Fórum de Órgãos Públicos e Organizações da Sociedade Civil Jardim Helena, potencializando as ofertas para a região.

O Fórum de Moradores do Jardim Lapenna, realizado no Galpão de Cultura e Cidadania, se estabelece há quatro anos. Existem conquistas a comemorar, mas o desafio está na compreensão de que, diante das ausências, a potência está na participação dos moradores, que precisa ir além da resolução do problema da sua rua ou do seu quarteirão. O processo de mudança é coletivo e contínuo. Em 2013, crianças, jovens e adultos se uniram em produções e formações para compreensão do papel de cada um na transformação para o seu bairro e para a cidade. Vivenciaram, também, a experiência de diferentes vozes no território, que fizeram recuar um plano de urbanização traçado com o poder público.

Inserir a ação comunitária e o exercício da participação entre os jovens esteve entre as metas do Projeto Espaço Jovem. A nova gestão municipal abriu espaço para o diálogo com esse grupo, com o objetivo de conhecer seus desejos para o lugar onde vivem e alinhá-los ao plano de metas da cidade. A partir dessa experiência de convocação e diálogo, nasceu o Fórum Tamo Junto, organizado pelos jovens da Fundação Tide Setubal e do Centro Social Marista Irmão Justino para dar continuidade ao debate sobre as questões relevantes para a juventude no bairro.

Prevenção à violência, Proteção à Criança e ao Adolescente e Educação para o Desenvolvimento foram as temáticas com as quais a Fundação se envolveu por meio de redes intersetoriais. Nos dois primeiros temas, o fortalecimento se deu pela via da formação para instrumentalizar os agentes do território. Já na temática educação, o Fórum de Órgãos Públicos e Organizações da Sociedade Civil Jardim Helena estabeleceu como meta a realização de seu segundo seminário, buscando um diagnóstico do território e a seleção de diferentes temas a serem trabalhados.